PEES - crianças

Até há algum tempo, as emoções eram afastadas e, quando surgiam, eram muitas vezes reprimidas. De facto, não havia tradição em aprofundar o conhecimento sobre as emoções e menos ainda se pensava na sua gestão. É, contudo, importante ter presente que, à nascença, a criança é apenas portadora de um conjunto de respostas inconscientes aos estímulos afetivos e emocionais que vai experienciando. A aprendizagem da gestão das próprias emoções, em vez de as reprimir, é a chave do êxito dos futuros adultos.

Ao ser integrada num processo educativo contínuo e permanente, a educação emocional potencia o desenvolvimento emocional como complemento do desenvolvimento cognitivo - ambos essenciais para o desenvolvimento integral da criança. A melhor forma de prevenir problemas emocionais e sociais será promover, numa atmosfera estimulante e positiva, a autorregulação emocional, estabelecendo um equilíbrio entre a impulsividade e a repressão. 

Enquanto projeto de educação emocional assente nas mais recentes práticas científicas e alicerçado na nossa experiência de intervenção com crianças, o PEES tem, o objetivo de promover a consciência das próprias emoções e das emoções dos outros, com o objetivo de desenvolver a autorregulação emocional. Globalmente, pretende-se desenvolver competências pessoais e sociais que promovam o crescimento afetivo e cognitivo da criança e o seu sucesso escolar e social. 

PEES tem a duração de 12 sessões - sendo a primeira, de diagnóstico, e a última, de avaliação, gratuitas. Decorre num espaço de abertura, partilha e reflexão, incentivando as aprendizagens através da vivência prática dos conteúdos.

Contacte-nos para mais informações +351 912 530 064 / +351 934108 862

pees.educacao.emocional@gmail.com