PEES - jovens e adultos

Todas as emoções são impulsos para agir.

O nosso organismo parece estar programado para reagir de um determinado modo perante algumas circunstâncias, como no  caso do medo frente a um estímulo ameaçador .

A emoção é, por isso, um processo adaptativo: cada emoção representa uma predisposição diferente para a ação e permite-nos sobreviver, reagindo com rapidez e facilitando a interação com os outros.

Com as recentes investigações das neurociências, realizadas nomeadamente por António Damásio, passou a considerar-se a emoção como um conjunto formado por mente e corpo, ou seja, deixa de fazer sentido separar processos cognitivos de processos afetivos.

As emoções são, por isso, vistas como respostas em que interagem a parte química e a parte neuronal.  Em  conjunto, estas duas partes formam determinados padrões cerebrais: os marcadores-somáticos, que se constituem como a consequência da relação entre um resultado e uma dada resposta. Quando um marcador-somático negativo é justaposto a um determinado resultado, a combinação funciona como um alarme; quando ao contrário, é justaposto um marcador-somático positivo e o resultado é um incentivo.

O que o nosso projeto propõe é o reconhecimento, a identificação e a opção ajustada pela ação, de forma a que:

  • a relação consigo seja honesta e tranquila e
  • a interação com os outros se constitua como o espelho da relação que mantém consigo,

promovendo a sua saúde de forma integral e equilibrada.

 

Contacte-nos e veja como funciona o PEES - jovens e adultos!